sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mulheres Maravilhosas (Parte 3): Fiona Apple

Canções metafóricas, temáticas psicológicas e melodias bem-trabalhadas fizeram com que Fiona Apple conquistasse cedo o apreço do público e dos críticos, seu disco de estréia vendeu mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e com menos de vinte anos, a cantora ganhou seu primeiro Grammy. Periodicamente também acompanha a turne de outros grupos músicais, como a banda de indie rock Eels e Coldplay.




Fiona cresceu numa família de artistas. Sua mãe, Diane McAfee é cantora e seu pai é o ator Brandon Maggart. Seus avós maternos pertenciam ao mundo da música e vários dos irmãos da cantora estão envolvidos no show businessDesde criança, Fiona recebeu treinamento musical, tendo aulas de piano desde os 4 anos de idade. O divórcio dos pais, ainda quando pequena, possivelmente teve seus efeitos na vida da artista que, desde jovem, mostrava-se altamente introspectiva e com dificuldades de socialização.



Quando tinha 12 anos, Fiona foi estuprada por um desconhecido no prédio de sua mãe, fato que deixou marcas profundas na artista, como transtornos obsessivos compulsivos e transtornos alimentares, que evoluiram para anorexia nervosa. A canção Sullen Girl, do seu disco de estréiaTidal fala dessa experiência traumática. Em entrevista no programa de Howard Stern, à época do lançamento desse disco, a cantora afirmou que não tinha problemas para tratar do assunto pois, segundo ela, "se não se fala de um assunto como esse, ele acaba nos controlando".





Tidal, seu álbum de estréia, tornou-se um disco clássico e indispensável aos amantes da boa música. No mesmo ano do lançamento, o álbum recebeu disco de ouro e um triplo de platina por vender mais de três milhões de cópias. Foi ainda considerado pela revista Rolling Stone, uma importante publicação americana, um dos álbuns essenciais dos anos 90. Os destaques foram as faixas Never Is a PromiseCriminal e Sleep To Dream.

As letras de Tidal são marcadas por um caráter melancólico, por vezes sombrio, e pelo teor elaborado das faixas. Fiona declarou que algumas delas foram compostas quando ela tinha apenas 14 anos, indicando que a sua inclinação para a poesia surgiu desde cedo.






Discografia

  • When the Pawn (1999)
  • Extraordinary Machine (2005)

Videoclipe de "Not About Love":
uma palavra: Sensacional...

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário