domingo, 12 de fevereiro de 2012

Antes de comprar, vamos REAPROVEITAR?

Coisas muito simples podem ser feitas para diminuir o impacto ao meio ambiente proveniente de nossas ações, mas simples não quer dizer que seja fácil de se fazer. O fato é que para isto é necessário conscientização e vontade.


Mário Quintana já dizia: "Nada jamais continua, tudo vai recomeçar!"


Desde muito pequenos é importante ensinar nossos filhos a ter responsabilidade social e ambiental. Vivemos em uma época onde o consumo é largamente incentivado e por isso, as crianças são muito mais voltadas para comprar do que criar. Mas ainda podemos mostrar às crianças outa visão a de reutilizar e recriar!
Conserve - Organização, limpeza, e cuidados ao utilização de brinquedos, materiais, roupas, enfim, produtos diversos é fundamental para a sua conservação.
Reaproveite - Use e abuse da sua imaginação para dar cara nova  - ou novas utilidades - para produtos que talvez você jogaria fora.
Compre quando necessário - Ao comprar opte pelos produtos de maior vida útil, também aqueles que reutilizamos com a troca de refil. Precisamos economiza gastos!


Conversar é sempre uma boa maneia de conscientizar a todos sobre a importância social e ambiental de reutilizar de foma criativa os produtos. Além disso, pode se considerada uma forma divertida de integrar a família!! 


DICA! 
Eco-pontos - os supermercados Extra e Wal Mart possuem coletores para entrega voluntária de todos os materiais recicláveis, inclusive óleo vegetal. Todo o material arrecadado é doado para cooperativas de catadores.
Caixa Verde - o supermercado Pão de Açúcar lançou em 2008 um projeto de reciclagem pré-consumo em 21 lojas de sua rede, para incentivar o cliente a descartar as embalagens de plástico, papelão e papel antes de levar suas compras para casa. Por exemplo, a embalagem da pasta de dente pode ser depositada na caixa verde e o cliente leva apenas o tubo. As doações são voluntárias.
Também as lojas do Boticário disponibilizam uma caixa verde para os clientes devolverem sua embalagens pós-consumo.



E ATENÇÃO! 
Não aumente o consumo só para ter mais material para reutilizar e reciclar! Lembre-se primeiro de reutilizar!


Já passou da hora de pensar no assunto, o que falta pra começar a agir!??

Fonte: www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=71&secao=ecologia
www.reviverde.org.br/TresErres.htm
Leve & Leia. Fev 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário