sábado, 11 de fevereiro de 2012

Caspsule Wardrobe: Poucas peças, várias possibilidades!

Qual a mulher que nunca abriu o guarda-roupa na hora de se arrumar e gritou desesperada: "não tenho roupa alguma!". O que ela não sabe é que, às vezes, o problema não é a falta de roupa. A culpa é de um guarda-roupa mal elaborado com muitas peças incríveis, porém não coordenáveis. É aí que entra o Capsule Wardrobe (CW), um grupo de peças coordenadas entre si e que formam vários looks diferentes, ou seja, são vários grupos de peças, com aproximadamente de 8 a 12 itens diferentes que ao serem coordenados, formam vários looks. Tais peças devem ser básicas, atemporais, que não seguem tendências e ficam bem em qualquer época da estação.

A vantagem de fazer um Capsule Wardrobe é compor coordenações de peças no guarda-roupa a ponto de multiplicar as possibilidades sem muita margem de erro, economizando tempo, dinheiro e mostrando criatividade sem muito esforço!

O primeiro passo para fazer o CW é a organização do guarda-roupa. Nas gavetas devem ficar roupas íntimas, meias, roupas de ginástica e peças que podem ser dobradas. Sapatos devem ser guardados em prateleiras por ocasião (os de festas, os do dia-a-dia) e sempre limpos. As botas de cano longo podem ficar abaixo das peças mais compridas (naquele espaço restante). As bolsas podem ser organizadas também em prateleiras ou penduradas, no caso de faltar espaço, as pequenas podem ficar dentro das grandes, desde que não amassem.

DICAS PARA MONTAR UMA CW

* Você deve encontrar uma cor predominante e encontrar 2 ou 3 cores que combinem com a cor principal.
* Compre peças básicas e de linhas simples. Boa qualidade e corte impecável devem ser levados em conta.
* Os tecidos e estilos devem ser compatíveis.
* Não repita peças em um mesmo grupo  (por exemplo: duas calças pretas).
* Escolha os acessórios para serem usados com estas peças, pois eles darão o diferencial.
* Monte grupos combináveis entre si, com 5 a 12 peças. Exemplo: 2 calças e 3 camisas, ou 5 partes de baixo (3 calças e 2 saias) e 7 partes de cima (camisas, tops e blusas). As peças de cima devem ser a maioria. Com estas peças você terá opções para coordenar roupas por um mês!
* Sapatos pretos são ótimos.
* Invista em peças que combinem com seu estilo.
* Compre poucas peças da moda, afinal, quando você investe em roupas de qualidade, espera-se que dure algum tempo. 

PEÇAS QUE COMPÕES UM CW DE INVERNO E VERÃO

Geralmente o ideal é escolher de 5 a 12 peças básicas. Se fizermos um CW de 5 peças o ideal seria 2 partes de baixo, 2 partes de cima e 1 blazer, jaqueta ou suéter. Se for verão, substituir o casaco por uma parte de cima.

Cores: As neutras são sempre viáveis. Porém o ideal é ter uma cartela de cores que gire em torno de uma predominante, ou uma estampa. Cada peça deve combinar com pelo menos outras duas, então, é importante que as cores "falem" entre si.
Monte grupos para diferentes ocasiões, como festa, lazer e trabalho. Escolha uma cor dominante, não repita peças do mesmo estilo (duas camisas brancas, por exemplo), escolha acessórios para serem combinados com estas peças.

Acessórios: Invista em sapatos diferentes, bolsa, encharpe, jóias e cintos. Cada um destes elementos poderão mudar look básico.

Lembre-se sempre: Moda é oferta, estilo é escolha!!!

Fonte:  Leve & Leia. Ano 6. Fev 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário